sábado, 19 de novembro de 2016

LÁ VEM DE NOVO O FMI NOS FISCALIZAR

Parecia que aqueles senhores e senhoras intrometidos, os técnicos do Fundo Monetário Internacional, nunca mais viriam ao Brasil monitorar as nossas finanças, bisbilhotar sobre a nossa vida. O FMI assemelha-se a um abutre que sobrevoa a terra buscando carniça. A economia brasileira apodreceu, e isso parecia há pouco tempo improvável.

Temos, porém, vistosas reservas em dólares e não estamos, ainda, próximos daquelas crises de quebradeira completa, que fizeram Fernando Henrique sair de pires na mão e com o apoio do colega presidente americano, Bill Clinton, conseguiu uma injeção de dólares do FMI, que aliviou as agruras imediatas.

Na condição de devedores e falidos, tínhamos mesmo que nos submeter às exigências do Fundo, que organiza tudo para que a elite financeira da agiotagem primeiro mundista, tenha assegurados os seus créditos.  

A turma do FMI vai imiscuir-se principalmente nos estados onde os cofres esvaziaram-se. Enquanto isso, fica suspensa a esperança da chegada de grandes investimentos estrangeiros ao Brasil. 

Ninguém virá investir num país onde a maioria dos integrantes da federação não consegue, sequer, honrar o pagamento da folha dos servidores e uma parte considerável da elite empresarial e politica está vendo o sol nascer quadrado. Por isso, nessa semana que começa, governadores irão ouvir em Brasília um discurso mais acessível aos seus pedidos de ajuda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário