sexta-feira, 4 de novembro de 2016

A CARTA ABERTA DE SAMARONE

O médico sanitarista e professor Antônio Samarone é também excelente fotógrafo e senhor de um texto que o qualifica muito, inclusive para embates políticos, porque, além de tudo, é culto e arguto observador. Já foi também vereador em Aracaju.

Estava ele posto na quietude plácida do seu canto, fazendo o que mais gosta: estudando, trabalhando, comandando o grupo da Expedição Serigy, fotografando, polemizando muito, quando foi insolitamente provocado pela campanha    virulenta do candidato Valadares Filho.

Agora, que a campanha terminou, e na qual Samarone resolveu participar intensamente, ele escreveu uma Carta Aberta ao senador Valadares, que considera responsável pelo rasteiro nível da campanha. Transcrevemos a Carta: ¨As eleições em Aracaju aposentaram dois tradicionais chefes da política sergipana. No primeiro turno João Alves, três vezes governador, duas prefeito, Ministro de Estado, foi avisado pelo eleitorado, que a sua hora do descanso havia chegado.

O segundo turno aposentou o antiquado senador Valadares. Essa foi a quarta derrota de Valadares para a Prefeitura de Aracaju. Em 1988, enquanto governador, todo poderoso, após ter cassado o mandato de Jackson Barreto, lançou o Dr. Lauro Maia para prefeito, numa das campanhas mais caras da história de Aracaju. Foi derrotado por Welington Paixão, candidato de Jackson. Em 2000 a segunda derrota, Valadares arriscou-se pessoalmente na disputa na eleição que Marcelo Déda saiu vencedor. O senador Valadares amargou uma terceira colocação com pouco mais de 50 mil votos. 

Em 2012 o senador sofreu a terceira derrota. Lançou o próprio filho para prefeito, perdendo para João Alves no primeiro turno, e agora o senador sofreu a quarta derrota, chegando a um inédito tetra. Dessa vez teve tudo a seu favor, o presidente Temer, ACM Neto, pastor Malafaia, o governador de São Paulo, os três senadores de Sergipe e quase 20 partidos. Mesmo assim o povo de Aracaju resolveu eleger mais uma vez Edvaldo Nogueira (PC do B) com Eliane Aquino, uma vice do PT, no momento de refluxo das forças da esquerda no país. 

Derrota com um detalhe cruel para o senador: o candidato que o derrotou foi mais uma vez apoiado por Jackson Barreto. Parece uma sina. Não tem como não entender o recado das urnas. Senador Valadares tá na hora do recolhimento e da aposentadoria. Mesmo eu tendo sido agredido com mentiras no programa eleitoral do seu partido, com o seu consentimento ou responsabilidade direta, não lhe desejo o mal. Que o senhor compre um bom pijama e uma boa rede, e que tenha uma tranquila aposentadoria. Antônio Samarone, médico sanitarista e professor de saúde pública da UFS.
















Nenhum comentário:

Postar um comentário