segunda-feira, 17 de outubro de 2016

DO REVOLUCIONÁRIO LÊNIN AOS VALADARES PAI E FILHO

DO REVOLUCIONÁRIO LÊNIN
AOS VALADARES PAI E FILHO
Quem percorre os caminhos da políticasabe :   essa jornada nunca se completa sem a  participação de outros caminhantes.
Vladmir Lênin, teórico e condutor da revolução bolchevista,definia como ¨companheiros de viagem¨ aqueles que se tornavam aliados em determinadas etapas do processo revolucionário . Depois, seriam afastados, mas Lênin não deixou claro se os rastros das alianças teriam de ser apagados.
O senador Valadares,embora se tenha tornado ¨socialista ¨, não deve ter tido a preocupação intelectual de aprofundar-se na tentativa de compreender o desenrolar da evolução da sociedade, nem das marchas e contra – marchas dos embates ideológicos, e da grande- política que corre, paralela, a conduzir esses eventos. Pragmático, e mais preocupado com o terra a terra da busca de votos,o senador prefere adotar, de forma bem simplista, a tática de juntar aliados circunstanciais, que possam melhor serví-lo.  Em seguida, se mudarem as circunstancias, trata de apagar os rastros desses momentos, dessas alianças. Ou seja,ele é, essencialmente, um homem das eventualidades,  ou das conveniências, se preferirem.
O senador não apenas apaga os rastros,ele dá, também,uma vigorosa escovada na sua imagem,  para livrar-se  da poeira dos caminhos por onde passou, e ainda se faz crítico e inimigo daqueles com os quais  cumpria  os seus trajetos. Tem sido, sem duvidas, um bemsucedido apagador de rastros.
 Sempre desfazendo pegadas, o senador Valadares teve inúmeros¨companheiros de viagem¨, depois descartados, e até, pesadamente criticados. Belivaldo,para ele, tornou-se um  ¨covarde traidor¨, Jackson, um ¨imperador autoritário¨.  Valadares, sendo e depois não sendo, ou, sendo sempre ele mesmo,foi Augusto Franco, foi João Alves, foi ARENA, foi o regime militar, e, sejamos justos, manifestou-se contra o AI-5, causando mal estar nos companheiros de então; foi Tancredo, e foi Sarney, foi entusiasmado eleitor de Collor, em seguida, foi Itamar, foi Fernando Henrique, e foi Lula, foi Dilma,  agora é Temer, foi  Déda, e foi Jackson, agora éEdivan Amorim, André Moura, e  retorna a João Alves.
Alguém ainda lembra quem é o primeiro suplente do senadorValadares ? Foi exatamente um honrado petista, agora morto, Zé Eduardo. Por que Zé Eduardo entrou na chapa ? Porque Valadares precisava do apoio do PT, de Lula, de Déda, de Jackson.
 O senador é extremamente pragmático, tanto assim,que retirou do bolso paternal  a sua cria biológica e política, e o fez candidato a Prefeito de Aracaju, enfeitando-o com as cores da renovação e da modernidade.
Os dois, pai e filho,querem ser,  agora,  a própria encarnação do anti-petismo. OPT caiu em desgraça, desmoralizou-se,por não ter sabido conter a ¨ sede ao pote¨. Mas, no momento em que a ¨companheirada ¨ e todos os seus aliados mais se saciavam, Valadares, senador, e Valadarizinho, deputado federal, estavam a apoiar incondicionalmente, tanto a Lula, como  a Dilma,  e ocupando cargos federais importantes, fazendo a política miúda de neles colocar os seus cabos eleitorais. Nisso, a cria, agora candidato, não se diferencia do pai senador. Não se quer aqui dizer que Valadares pai, e Valadares Filho, sejam péssimos exemplares da fauna política. Absolutamente não.  Eles não são piores nem melhores do que os outros. São apenas, talvez, excessivamente pragmáticos. Outros dizem: ¨sãoególatras e oportunistas.¨ Aqui, não chegamos a tanto.
O que não se pode é simplesmente cair no logro de uma renovação que não existe, e de uma promessa de mudança que não acontecerá.
Valadarizinho foi muito enfático quando afirmou que absolutamente não queria o apoio de João Alves, mas,a senadora  Maria do Carmo foi aplaudi-lo, e publicamente
levar-lhe o seu  apoio, e também o de João, seu marido.  Depois disso, Valadarizinho manterá o discurso renovador ?
Alguém acredita que Valadares pai, e Valadares Filho ,não estejam comprometidos até o pescoço com Edivan Amorim?   Edivan apoiaria Valadarizinho por acreditar nas suas propostas renovadoras , ou nos olhos azuis do senador seu pai ?
 Valadares, ao término do seu terceiro mandatono Senado, estará completando 60 anos na vida pública.
Alguns dizem que o senador acumula a experiência nada desprezível de tanto tempo napolitica, outros, mais severos, afirmam que ele tem a experiência de um ano, repetida ao longo dos anos seguintes.
Valadares Filho, muito jovem, está no terceiro mandato de deputado federal. O pailhe deu esse primeiro emprego, e ele gostou. Não se pode dizer que Valadares Filho seja um
péssimo político, todavia  , apresentá-lo como  uma proposta de mudança, ou como portador de ideias renovadoras, só porque é jovem, trata-se de algo que ofende a inteligência. Por mais escassa queela seja.
A face é jovem , os propósitos são velhos, anacrônicos, e agora se acoplam a interesses de grupos essencialmente patrimonialistas. Existiria algo mais antigo ?

Sealguém, apenas por ter o rosto parecido com o de uma criança imberbe, representar renovação, cheguemos então mais longe, até encontrar, nas fraldas, o resumo do que desejaríamos : TODO  PODER AO JARDIM DE INFÂNCIA .

Nenhum comentário:

Postar um comentário