domingo, 24 de abril de 2016

DE FERNANDO PESSOA AO DEPUTADO BOLSONARO



DE FERNANDO PESSOA AO
 DEPUTADO  BOLSONARO
Permitimo-nos discordar de Fernando Pessoa e de todos os seus heterônimos, para negar que a ¨ ¨literatura  seja a maneira mais agradável de ignorar a vida¨. Até mesmo para, adiante, chegar ao Pessoa que fez da literatura uma janela permanentemente aberta para a vida, porque, mesmo a vida desesperançada não deixa de ser vivida, até mesmo quando o ato final se torna meticulosamente planejado.
Escreveu Pessoa no Livro do Desassossego , que a juventude do seu tempo ( começo do século passado) perdera a fé em Deus, adotando a Humanidade para sucedâneo.  Aqui, a nossa outra discordância, porque o autor se diz não muito perto de Deus, mas, muito distante da Humanidade. Um poeta, um pensador  sensível como ele, jamais estaria distante da humanidade.
Para o ser humano só existem três grandes  alternativas, ou variações  de tonalidades delas decorrentes: ficar perto de Deus e perto da Humanidade; perto da Humanidade e distante de Deus, ou perto de Deus e distante da Humanidade.
O Papa Francisco, Dom Helder Câmara,  Luther King, Antônio Conselheiro, Padre Cícero, escolheram a primeira das três alternativas,  perto de Deus, e também colados à humanidade.
 Lênin, Guevara, Trotski,  Rosa de Luxemburgo, revolucionários, desprezaram Deus , fieis às suas concepções, acreditaram exclusivamente na luta pela humanidade.
 Já os que se tornam reclusos à absoluta exclusividade da oração e da fé, preferemdesprezar o mundo e a humanidade  , obstáculos à aliança única e inquebrantável com Deus. Desses, Santa Tereza D` Ávila seria um exemplo.
Mas há uma quarta e fatídica opção, que preferimos não elencar entre aquelas que podem ser tomadas sem que se macule  o conceito de dignidade humana. É a fatídica e indigna escolha pelo distanciamento tanto de Deus, como da Humanidade.
Hitler e Stalin podem ser apontados, na idade contemporânea, como exemplos dessa  escolha.
Quando a Humanidade não é sucedâneopara Deus, nem Deus o sucedâneo para a Humanidade, chega-se ao ponto onde o homo – sapiens renega a inteligência, e o faz, para assumir a condição primitiva dos  predadores carniceiros.
Dizendo-se cristão, Bolsonaro ( filiado ao PSC, Partido Social Cristão, que tem em Sergipe a liderança de  André Moura e Eduardo Amorim) representa, tanto ele como os que dele são silenciosos coniventes, a própria antinomia aos princípios e  práticas do cristianismo.
Se Bolsonaro acredita ou não em Deus, isso  diz respeito somente a ele mesmo , mas, a sua descrença, o  ódio e o desprezo pela humanidade, isso é caso que a nós deve preocupar.
A democracia  abre espaços para todas as convicções, todas as crenças, todas as discordâncias, todos os anseios de liberdade individual ou coletiva, sejam em relação às idéias, a comportamentos ou  à manifestações, mas, não pode admitir que as franquias asseguradas aos cidadãos sejam utilizadas por  quem, como Bolsonaro, renega a condição humana,  e age conscientemente, como  selvagem besta,agredindo a civilidade , afrontando a civilização e os bons princípios.
Por isso, o escarro,  gesto que denota ausência de civilidade e equilíbrio , se for na cara de  Bolsonaro, é  nada mais do que um desperdício.

Nenhum comentário:

Postar um comentário