sábado, 25 de julho de 2015

NOSSOS ATLETAS DA MATEMÁTICA

NOSSOS ATLETAS DA MATEMÁTICA
Sergipe tem conseguido  medalhas nas Olimpiadas Nacionais da Matemática, realizadas anualmente pelo Instituto de Matemáticas Puras e Aplicadas. 
Marcos Gabriel dos Santos,  hoje aluno do curso de Engenharia Mecânica da UFS , é um daqueles meninos filhos de famílias pobres que receberam a impulso essencial para a vocação inata para os números através do programa posto em prática pelo Departamento de Matemática da UFS coordenado pelo professor Valtemberg, que se dedica em tempo integral a descobrir talentos, e já encontrou muitos gênios.

Ano passado Marcos Gabriel  concluía o segundo grau em Pinhão, na escola estadual Professor Eduardo Marques. Foi  participar das Olimpíadas e lá ganhou uma Medalha de Prata, recebida este ano. Gabriel é aliás  o único aluno da sua turma que chegou à Universidade. Filho de agricultores pobres, ele dá aulas  para conseguir manter-se em Aracaju, e quer fazer doutorado em matemática.  Tem 19 anos,  sua medalha de prata foi a única ganha por um alunos sergipanos. É preciso espalhar pelo interior os cursos especiais de ciências exatas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário