domingo, 19 de julho de 2015

A ALDEIA GLOBAL A INTERNET E O ¨FILHO ¨ DO CORONEL

 A ALDEIA GLOBAL  A INTERNET
E O   ¨FILHO ¨    DO   CORONEL
Quando, faz mais de trinta anos, Mac Luhan criou a expressão  ¨ aldeia   global ¨,  para definir o mundo moderno,  no qual a comunicação instantânea aproximava as pessoas, ele talvez não imaginasse a dimensão das transformações nos hábitos individuais e o impacto que seria provocado na sociedade com a internet e as redes  sociais. Aquele ideal de democracia participativa que, pela primeira vez, os gregos antigos   buscaram atingir, embora de forma incompleta, porque excluía camadas da população, a tecnologia digital dele se aproxima, quase o realiza. Nas redes todos se tornam comunicadores com amplitude global.  Não decidem, mas influenciam, pressionam, fiscalizam, geram o salutar debate de idéias. As redes sociais são hoje as principais mídias, com maior força até, do que,  por exemplo a Rede Globo,  ou a poderosíssima CNN.  
Mas, como adverte o dito popular: ¨Nem tudo o que reluz é ouro ¨. As redes são também freqüentadas por vigaristas,    pedófilos, marginais de toda espécie. Há ainda os  que se aproveitam de um pequeno equipamento chamado celular, que tanto fotografa como  espalha pelo mundo as fotos e mensagens, e assim, a chantagem e a vingança podem ser exercidas em grande escala.
O Big Brother, o grande irmão, espécie de tirano vigilante, invasivo de todas as privacidades, que George  Orwell imaginou no famoso livro escrito na primeira metade do século 20, agora se concretiza de fato, através do celular, do note -book do tablet, do i pod  e toda a parafernália disponível.
Sobre esses problemas gerados pelas redes sociais e que vez por outra descambam para canalhices, o coronel Iunes, eficaz comandante da nossa policia Militar, postou nas redes um desabafo, que foi também , de certa forma uma mensagem de crença na cidadania, chamando a atenção das pessoas para os perigos resultantes da deformação de um instrumento que tem a dupla capacidade de fazer e de destruir.

Nas redes sociais colocaram a foto de um jovem com hematomas pelo rosto. Ele teria sido espancado numa briga de rua em Salvador, e, no momento, revelado que era filho de um coronel. De forma pusilânime alguém postou nas redes  a informação de que o jovem era filho do coronel Iunes, comandante da PM sergipana. O jovem não é filho do coronel Iunes, nem parente de qualquer natureza, e ele nem o conhece.

Nenhum comentário:

Postar um comentário