terça-feira, 3 de dezembro de 2013

NOTÍCIAS DE LIVROS



NOTÍCIAS DE LIVROS
 Nada melhor e mais prazeroso do que dar noticia de livros lançados ou  em preparo pelos autores. Zelita Correia, advogada, promotora publica aposentada, militante de causas boas, plausíveis ou impossíveis, é, enfim, alguém que sonha com  o pratico que se concretiza e o utópico que  se dilui, mas inspira, e mais ainda motiva. Instada, ou desafiada por amigos, Zelita vai revelar agora a   escritora  que em crônicas saborosas fazia críticas ácidas misturadas com humor direto e ferino, ou,  aquele sutil, sob o manto  da ironia.  Com essas qualidades, Zelita não poderia deixar de  reunir  seus escritos publicados em O QUE, semanário que vicejou na década dos 80 e murchou nos anos noventa, uma trajetória até longa para  os chamados alternativos, entre os quais só ostentam longevidade os inquebráveis Folha da Praia, de Amaral Cavalcante  e o Capital de Ilma Fontes.
O livro de Zelita terá o selo de qualidade da Editora do Diário Oficial.
 Quase recluso no seu pequeno apartamento que agora substitui a chácara do Mosqueiro, onde havia árvores e chirleavam pássaros,  o poeta e teatrólogo Hunald Alencar permanece com a criatividade em alta. Dele, já está nas livrarias  o Duo, Para Poesia e Teatro.  Difícil é saber quem mais se impõe, se o Hunald poeta consagrado ou o teatrólogo que se consagra.
Terça-feira dia 3  Dilson Menezes Barreto lança o livro   A Construção do Desenvolvimento de Sergipe e o Papel do CONDESE ( 1964- 1982). Dilson foi um dos mais destacados participantes dessa luta pelo desenvolvimento que se traduz, principalmente, na modernização sergipana . O livro é o relato vivido e vívido do que foi  uma decisiva etapa da batalha ainda não vencida.
Amigo dedicado e leal de Marcelo Déda, que com ele viveu a aventura política e intelectual de uma juventude que sonhava muito, depois,  compartilhando a áspera e também fascinante presença no poder, Oliveira Junior,  que é economista, também jornalista, e cultiva letras e música, está organizando a publicação de um livro de poesia do governador. Está quase pronto, e será a revelação do poeta completo, que pisa o chão da realidade,  alça vôos transcendentais, e se fez merecedor de antecipados elogios de críticos  e também poetas, que conheceram a sua obra, entre eles,  Josailto Lima, Amaral Cavalcante e Carlos Cauê. São poesias da juventude e da maturidade, que um, no caso relutante poeta, talvez excessivamente crítico de si mesmo, até pouco tempo se recusava a publicá-las. Finalmente, Oliveira Junior o demoveu da insistência em manter incógnita a sua perfeita afinidade com as musas.
Temas de  História e Educação Católica em Sergipe, livro escrito a várias mãos estará sendo lançado nessa segunda-feira dia 2,  a partir das dezessete horas na Academia Sergipana de Letras. Organizado pelos professores Raylane Navarro e Claudefranklin  Monteiro, o livro é prefaciado pelo professor da  UFPE Severino  Vicente da   Silva, e tem como co-autores Ane Mecenas, Roberto Souza, Magno Santos, Kátia Maria de Araújo, Péricles  Andrade  e Antônio Lindivaldo Souza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário