sábado, 23 de fevereiro de 2013

O ARACAJUANO VAI ANDAR A PÉ



O   ARACAJUANO  VAI ANDAR A PÉ


 A crise no sistema de transportes da Grande Aracaju é coisa séria. Nos últimos dez dias foram mais de oitenta ônibus retirados de circulação, arrestados para o pagamento de dívidas bancárias, ou  recolhidos pela Polícia Rodoviária por falta de documentação.  Não há solução à vista para a crise que poderá degringolar até o colapso total de algumas empresas.  A frota existente, ainda circulando,  não dispõe de reservas suficientes para a substituição dos ônibus retirados compulsoriamente.

  Com algumas dessas empresas operando no limite, uma espécie de corda bamba que tem de um lado a falência.  do outro a concordata, não existe a perspectiva de normalização sem que outras empresas sejam convocadas,  e entrem imediatamente em cena.  O aracajuano já está sendo forçado a andar a pé, se não puder recorrer à bicicleta ou ao impraticável uso diário do taxi, fora do alcance da maioria dos bolsos. O táxi-lotação tem sido um paliativo, e aumenta a cada dia o numero de clandestinos operando e parando em frente aos pontos de embarque, sempre atulhados de pessoas resignadas diante da inevitabilidade das longas esperas.

O SETRANSP recolhe a receita geral e a redistribui equitativamente entre todos. Com menos ônibus e consequentemente menos passageiros, o dinheiro  diminui e o caixa de todas as empresas vai sendo reduzido. Levando-se em conta que  a frota continuará sendo desfalcada pelos arrestos, não há luz no fim  do túnel.

 O prefeito João Alves já estaria em busca de empresas de outros estados com capacidade para colocar circulando em Aracaju, a  curto prazo, pelo menos cem novos ônibus. Só assim o colapso final  será evitado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário