sábado, 27 de outubro de 2012

DAS MALOCAS DO CRACK AO ESPORTE NO SANTA MARIA



DAS MALOCAS DO CRACK AO
 ESPORTE NO  SANTA  MARIA
 Quando  nos deparamos com as malocas onde se afundam  vítimas do crack, quando constatamos a decadência humana causada pela droga mais arrasadora e letal,  vendida a baixo preço, resta-nos, quase sempre, uma sensação de impotência e pessimismo.  O que seria de uma  sociedade onde a juventude é cada vez mais vulnerável às drogas, o álcool, entre elas?
Quem estiver a alimentar essa duvida e a deixar-se dominar pelo pessimismo, poderá deixar para trás esses sentimentos ao cruzar os portões da Escola de Esportes do Santa Maria.  Ali, quase 500 jovens a partir dos 7  anos  encontraram um suporte seguro para as suas vidas. Estão intensamente praticando esportes. Há 23 professores e instrutores ensinando artes marciais, futebol, vôlei, atletismo, basquete, num complexo esportivo dotado dos melhores equipamentos.  Há coisa mais importante: o carinho e a responsabilidade como são recebidos e tratados. E isso se constata na alegria que todos mostram na face, no comportamento educado que revelam. Muitos deles são filhos de presos que estão na penitenciária que fica no mesmo bairro. Algumas das famílias desses condenados vieram viver no bairro, habitando em favelas que agora estão sendo removidas.  Quando a meninada chega à  Escola há psicólogos, assistentes sociais, que passam a acompanhá-los, e também às suas famílias.  Não se  exige ,  esclarece o coordenador, professor Aquiles, que estejam frequentando a outra escola, a que ensina a ler e a escrever. Começam a praticar esportes, socializam-se, e depois todos são encaminhados para a busca do conhecimento. O outrora problemático bairro, foco de tantos e graves problemas sociais, começa a mudar, com iniciativas como  o Colégio  Modelo ,  uma conquista do Ministério Publico, a Escola de Esportes do governo do estado, as obras de urbanização que devolvem  dignidade humana a milhares de pessoas.
O Secretário do Esporte Maurício Pimentel, que lutou pela ideia e a viu nascer e revelar-se útil, visita todos os dias a escola de esportes, e sonha em levar modelos semelhantes a outros bairros de Aracaju e ao interior do estado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário