sábado, 28 de julho de 2012

SÃO CRISTOVÃO O PARAISO FISCAL OU O ¨ALARANJAMENTO ¨ DE ARACAJU


 SÃO CRISTOVÃO O PARAISO FISCAL
 OU O  ¨ALARANJAMENTO ¨ DE ARACAJU
Paga-se ,  no vizinho município de São Cristovão,  impostos municipais bem menores do que aqueles cobrados pela Prefeitura de Aracaju.   Em relação ao IPTU a diferença é gritante.
  Não se pode, evidentemente,  comparar o valor dos terrenos em Aracaju com os de São Cristovão,  nem há também comparação possível entre a renda do sancristrovense  e  a do aracajuano. Por isso,  certamente,  lá, os impostos não poderiam  deixar de ser inferiores ao da capital.  Mas ai planejaram  um golpe  de muita esperteza: levar um pedaço de Aracaju para o paraíso fiscal de São Cristovão . E qual a área de Aracaju que seria transferida ?  Exatamente a que hoje mais se valoriza: o extremo sul  do município, onde está o Mosqueiro, local de valiosíssimos terrenos e belas mansões e chácaras. Mas, antes  do Mosqueiro, há outras áreas que estão  recebendo  investimentos do governo do estado e da Prefeitura de Aracaju. Nessas áreas há conjuntos populares, escolas, uma delas  modelar,  e vários outros logradouros públicos. Assim,   com essa mistura, o golpe passaria um tanto despercebido, poucos iriam se lembrar do enorme estoque de terrenos situados numa área nobre,  às margens do rio que tão bem delimita os dois municípios.  Foram buscar razões supostamente históricas, foram deslindar questões já vencidas de limites,  e armaram o arcabouço de argumentos para levar o melhor de Aracaju para São  Cristovão.   Se conseguissem,  teriam também os autores da ideia o melhor presente  para os seus próprios desafogados bolsos. Entre eles há quem pague vistosas somas de IPTU todos os anos. Em São Cristovão ,   pagariam,  ou pagarão, porque a ação ainda está em curso, dez por cento do que hoje recolhem à Prefeitura de Aracaju.    Pensaram exclusivamente no próprio bolso, nos seus interesses pessoais, esqueceram  o interesse público, esqueceram da população  vivendo na área que seria transferida,  e que nem poderia dispor de um serviço básico de  coleta de lixo. Para que a Prefeitura de São Cristovão  executasse esse serviço,  teria de fazer viagens com caminhões,  percorrendo , cada um deles, todos os dias, indo e voltando, algo em torno de cem quilômetros.  São Cristovão,  que já vive uma situação caótica, ampliaria as suas desditas,  e ainda as levaria ao pedaço de Aracaju que iria acrescentar ao seu maltratado território.
 Os  que estão empenhados na disputa pela Prefeitura de Aracaju,   agora procuram reunir informações sobre essa  suspeitíssima viagem  rumo ao Paraíso Fiscal,  e já anunciam que encontraram, como responsável pela ação,  o engenheiro,  ex-vice  governador e ex-deputado estadual e federal,  Jose Carlos  Machado, que agora é candidato a vice prefeito na chapa de João Alves Filho. Ele  seria  dono de um enorme patrimônio representado por terrenos, boa parte deles  na área que se pretende transferir  a São Cristovão,  isso,   segundo afirmam os que estão a investigar a transação da transferência  . Eles planejam, logo   em seguida, exigir  do candidato a vice e do líder da chapa, João Alves Filho ,  explicações convincentes sobre o negócio que envolve a mutilação do município de Aracaju, um negócio que seria exatamente patrocinado pelo integrante de uma chapa com boas perspectivas de vencer as próximas eleições.   Assim, o   controle da Prefeitura, ou seja, o comando do município, seria assumido por quem  teria a insólita pretensão de  doar parte do seu mais valioso território ao vizinho Paraiso Fiscal de São Cristovão,   com o objetivo de auferir benefícios pessoais, o que seria extremamente grave. Se for verdade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário