domingo, 13 de maio de 2012

A COMISSÃO DA VERDADE E SERGIPE


A COMISSÃO DA VERDADE E SERGIPE
 Instalada a Comissão da Verdade recai sobre os ilustres membros que a integram a difícil missão de, em dois anos, incorporar à Historia os episódios ainda obscuros que ocorreram tanto nos porões da ditadura ( 1964-1985) como nas salas atapetadas de onde saíram as ordens para  a ignomínia. Há um lapso na nossa vida como povo e ele terá de ser preenchido exatamente com a veracidade, indispensável para que se  restabeleça a trajetória real seguida pelo país, da qual não podem ser extirpados pelo esquecimento, os crimes, as violências, os desvios, comandados ou permitidos pelas instituições. Não se trata de retaliar, de por na ordem do dia sentimentos de vingança, nem sequer da punição justa através da Justiça, trata-se, apenas, de elaborar o quadro real  do Brasil naquele tempo em que a censura, o medo,  a presença constante do estado policialesco,  impediam  a informação ou escamoteavam a realidade.
Mas a Comissão da Verdade não se limitará apenas ao período da última ditadura, ela devassará ,  também,  um tempo que vai de 1946 até 1985, passando assim pelo período imediatamente após a queda da ditadura de Vargas,  a Constituinte e os governos do  marechal Eurico Dutra, de Getúlio, dessa vez ungido pelo voto popular, de Juscelino Kubitschek, do fugaz Jânio Quadros, de João Goulart, deposto pelo golpe. Nesse espaço de tempo ,  apesar de vivermos uma experiência democrática,  há muito a ser esclarecido, desvendado, para que se recomponha a linha dos acontecimentos.  O presidente Dutra que se dizia seguidor do  ¨livrinho¨,  ( a Constituição ) deslizou pelo autoritarismo  com a conivência do Congresso Nacional. Ferozmente  anticomunista,     Dutra, quando Ministro da Guerra de Getúlio hesitou em mandar tropas brasileiras para o combate contra o nazi-fascismo com o qual flertara durante longo tempo. Instalou uma versão brasileira do macarthismo, e em Sergipe ocorreu um dos mais duros episódios da repressão. Sem culpa formada foram mandados para a Penitenciária, depois para um improvisado campo de concentração, intelectuais, operários, estudantes, professores, jornalistas, todos acusados de ligação com o proscrito Partido Comunista Brasileiro. Houve torturas, quase sempre comandadas pelo almirante fascista Pena Botto ,  que veio instalar-se em Aracaju para coagir e ameaçar autoridades, inclusive o próprio governador Arnaldo Rolemberg  Garcez. Entre os presos naquela época, Tonico Alfaiate, que depois viria a ser Juiz de Direito, Osório Ramos, servidor publico, depois também Juiz de Direito, Jose Rosa de Oliveira  Neto, o professor Franco Freire. Todos já estão mortos. Resta vivo um jovem,  então com 15 anos, aluno do Atheneu, que não foi preso na sala de aula porque a diretora Thetis Nunes, reagiu, dizendo  que não tinha vocação para ser uma madre Joana Angélica, mas, se fosse preciso, dela repetiria o gesto. O aluno foi o intelectual Ezequiel Monteiro, preso na sua cidade, Laranjeiras, e conduzido a Aracaju amarrado no fundo de um Jeep. Entrou na Capitania dos Portos cantando a Marselhesa, o hino nacional francês, e  com isso despertou a fúria  do almirante troglodita que o interpelou aos berros , mandando que ele parasse de cantar  aquele ¨hino comunista ¨.
Como basicamente a Comissão da Verdade trata de violações aos direitos humanos, daqui de Sergipe poderiam partir as iniciativas, não só sobre este caso, durante o governo Dutra, mas também de outros acontecidos ao longo do tempo, como no período entre 56 e  58, quando o então Secretario de Segurança Pública, depois Secretário da Justiça Heribaldo Dantas Vieira, instalou uma fase descontrolada de violências. Esses episódios serão detalhados em livro escrito pelo Procurador de Justiça aposentado Jose Gilson dos Santos , cuja família foi vítima das mais terríveis perseguições.  O livro, Algumas Visões de Sergipe, será publicado  este ano pela SEGRASE.
A mais recente das atrocidades,  que não pode ser esquecida, é o episódio de 1976, quando o quartel do 28º BC foi transformado numa masmorra,  onde sádicos fardados fizeram inimagináveis sessões de tortura. É preciso esclarecer as motivações daquela truculência, num período em que  se processava a abertura política,  ¨lenta, gradual e segura ¨ como queria o presidente Geisel, enfrentando a resistência dos grupos radicais comandados pelo ministro do  exército,  general Sílvio Frota. É preciso que conste, na História pátria, o nome de todos os que participaram daqueles crimes abjetos, dos quais foram vítimas tantos sergipanos, entre eles Milton Coelho, que resultou cego para o resto da vida em consequência das torturas.

Um comentário:

  1. QUERO VER SE O PRESIDENTE CAMARA DE VEREADORES TEM CORAGEM DE COLOCAR EM PAUTA E EM VOTAÇÃO UM PROJETO COMO ESTE DOS PROFESSORES, SE ISSO ACONTECER É UMA PROVA QUE ELE NÃO ESTÁ AO LADO DOS PROFESSORES E SIM DO PREFEITO, ATÉ MESMO COLOCANDO SEUS COLEGAS VEREADORES EM SITUAÇÃO DE RISCO, DIGO ISSO PORQUE, O QUE O PREFEITO ORLANDINHO ESTÁ QUERENDO É COLOCAR O POVO CONTRA OS ATUAIS VEREADORES, E ESTÁ USANDO O PRESIDENTE DEQUELA CASA O VEREADOR PANK PARA FAZER ISSO, FORÇANDO OS SEUS COLEGAS VOTAREM A FAVOR DO PREFEITO, SABEMOS CLARAMENTE QUE NÃO EXISTE OPOSIÇÃO NAQUELA CASA LEGISLATIVA, POR ISSO QUE EU DIGO, SE PANK COLOCAR ESTE PROJETO EM VOTAÇÃO ELE SERÁ O CULPADO DE TUDO ISSO, PORQUE NÃO NEGOÇIÃO O PROJETO PRIMEIRO, PARA PODER ENTRAR EM VOTAÇÃO, QUE MEDO É ESSE PANK SENTAREM COM PREFEITO E TENTAR ACABAR COM ESSA SITUAÇÃO, OU SERÁ PRESIDENTE PANK QUE O SENHOR TEM RABO PRESO COM O PREFEITO, APONTO DE ACABAR COM A CARREIRA PROGRESSIVA DOS PROFESSORES E TAMBEM COLOCAR SEUS COLEGAS VEREADORES CONTRA O POVO, NA MINHA OPINIÃO QUEM VAI ENTRAR PELO RALO SERÁ SENHOR, NENHUM PROFESSOR ESTÁ MAIS ACREDITANDO NO SENHOR, A NÃO SER QUE SEJA SUA ESPOSA QUE TAMBEM É PROFESSORA, QUE POR SINAL UMA EXELENTE PROFESSORA, SABEMOS QUE O QUE ESTÁ EM DISCURSÃO É UMA PEQUENA NEGOCIAÇÃO, APENAS O PREFEITO NÃO QUER NEGOCIAR QUE É PARA QUEIMAR OS VEREADORES, INCLUSIVE O SENHOR PRESIDENTE PANK, "SE LIGA PANK" SEJA AQUILO QUE O SENHOR ERA QUANDO GANHOU AS ELEIÇÕES DE VEREADOR E POSTERIORMENTE Á PRESIDENTE, ESPERO QUE QUE NÃO SEJA TARDE DEMAIS QUANDO O SENHOR PERCEBER A ARMADILHA QUE O SENHOR ESTAR ENTRANDO, QUEM ESTÁ ADORANDO TUDO ISSO SÃO OS PRE-CANDIDATOS NOVATOS OU SEM MANDATOS, TODOS NOS SABEMOS QUE TEM UMA TURMA DO QUANTO PIOR MELHOR, "PARA ELES É CLARO", DESCULPE O MEU DESABAFO PORQUE TAMBEM TENHO PARENTE PROFESSOR, E TAMBEM PARA QUE OS NOSSOS REPRESENTANTES REFLITAM O SEU COMPORTAMENTO COM A NOSSA SOCIEDADE.

    saulobeserra.21@hotmail.com

    ResponderExcluir