sábado, 10 de dezembro de 2011

SÓ MESMO UM FREI ENOQUE



O poder é um suculento osso que ninguém quer largar. Suculento para os corruptos, que dele querem e sempre podem tirar o melhor proveito. Suculento, também, para os que o entendem como a oportunidade entusiasmante de realizar, de fazer, de construir, de por ideias em prática, de transformar sonhos em realidade. Para o Frei Enoque Salvador de Melo o poder tem sido uma suculenta oportunidade de fazer por Poço Redondo aquilo que ele vive a sonhar para todo o sertão . Chegando ao último ano do terceiro mandato, o frade inquieto, questionador, nunca satisfeito, tem cifras que certificam o sucesso do que ele intitula Caminhada da Cidadania. Poço Redondo, que exibia as piores cifras de desenvolvimento humano, melhorou consideravelmente. Agora, há uma importante conquista a comemorar. O Instituto Federal de Sergipe vai instalar em Poço Redondo o seu campus sertanejo de tecnologia, e lá, poderá funcionar, entre outros, um curso de engenharia elétrica, base para um polo de desenvolvimento da tecnologia de energias renováveis. Há, acertado com a Caixa Econômica, um financiamento de dez milhões para a modernização urbana, preparando a cidade para transformá-la num centro universitário. Já funciona um Hospital Regional de excelente qualidade. Enfim, o município vive um promissor instante, com boas perspectivas também, para a expansão da bacia leiteira que hoje ali está consolidada.
Mas o frei Enoque estará renunciando, talvez ainda este mês o mandato. Vai transferi-lo ao seu vice, amigo solidário, companheiro da Caminhada, o líder do MST Roberto Araújo. O frei curva-se ao mando da Igreja Católica à qual jurou submissão. Há uma determinação para que padres deixem o exercício da política. Não se sabe se restrita a Sergipe, ou com abrangência nacional. Poucos padres políticos irão cumprir a ordem, mas o Frei Enoque diz que em qualquer circunstancia a Igreja para ele está em primeiro lugar.
Volta a ser um missionário, mas o deixarão permanecer em Poço Redondo.
Perde-se o político exemplar. O cidadão não desaparece.

Um comentário:

  1. AO AMIGO JORNALISTA LUIZ EDUARO COSTA. PARABÉNS PELA MATERIA QUE ENVOLVE O FREI ENOQUE COMO SENDO UM HOMEM QUE NAO SÓ RECLAMOU O SOL QUENTE DO SERTÃO MAIS QUE FOI CAPAZ DE NA SOMBRA DESSE MESMO SOL PENSAR O " PODER SUCULENTO" COMO MEIO DE
    TRANSFORMAÇÃO DE UM" POVO" EM POVO CIDADÃO.MAS O MESMO SERVE PARA O JORNALISTA EDUARDO COSTA QUE COM O" PODER DAS IDEAIS E DO JORNALISMO "FEITO COM RESPONSABILIDADE" USA DO MESMO PODER SUCULENTO PARA NOTIFICAR AÇÕES COMO ESSAS QUE FAZ A SOCIEDADE E O POVO SERTANEJO ENTENDE E COMPREENDE QUE NAS AÇÕES DE HOMENS COMO FREI ENOQUE O O PODER SERÁ SEMPRE DE LIBERTAÇÃO E CONSTRUÇÃO DE UM MUNDO MELHOR.PADRE Roberto Bonfim de Sousa de CANINDÉ.

    ResponderExcluir