segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

A DANÇA CIVILIZATÓRIA DE LÚ SPPINELI


Em 1971, Aracaju era aquela doce província tão exaltada por escritores que declaravam reiteradamente seu amor à cidade. Mas a cidade, a província sergipana, não era, na realidade, tão adocicada assim. Vivíamos, naquele tempo, o período mais repressivo da ditadura, além disso, eram enormes os preconceitos, as desconfianças com que as pessoas , digamos, sérias, olhavam para quem destoava  do figurino estabelecido. Naquele  ano chegou a Aracaju, vinda de Salvador, uma jovem radiosamente sensual, e que também era bailarina.   Regina Lúcia Matos Spineli, que logo ficou sendo carinhosamente Lú Spineli. Ela tinha um projeto ousado: queria instalar uma escola de dança em Aracaju. Naquela época se homem dançava balé, inapelavelmente era viado e mulher recatada não poderia estar exibindo o corpo. Afinal, estávamos numa fase em que artista era olhado quase com a mesma desconfiança do tempo em que havia uma carteira de identidade única para atrizes e prostitutas.
Quarenta anos se passaram. A Studio Danças que Lú Spineli criou,  é uma referencia de seriedade e competência no ensino  da dança. E Lú, batalhadora cultural que tem presença forte no processo civilizatório sergipano, fez uma festa à altura do acontecimento, a grande festa do balé em Aracaju, no lotado Teatro Tobias Barreto. De Nova Iorque vieram Clyde Morgan e Laís Morgan; da Bahia Marcelo Moacir Ramos e  Fred Salim, da Fundação Cultural da Bahia,  e Dulce Aquino pró-reitora de extensão da UFBa.
Lú dedicou o espetáculo dos 40 anos a Barrinhos, Lessa e Eurico Luiz, artistas que já se foram, e homenageou os saudosos intelectuais e homens públicos Antonio Garcia  Filho e João Cardoso  Nascimento. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário