terça-feira, 30 de agosto de 2011

ESCRITORES SERGIPANOS EM DESTAQUE

O médico, escritor e poeta Marcelo Ribeiro, que quinta-feira última lançou o livro Cabral, Mário Cartas Abertas, vai receber dia 28 de Outubro um premio na Academia Brasileira de Letras, por outro livro que escreveu. Lá do Lado de Cá O País da Tropicália.  Com ele estará também na mesma data e no mesmo local recebendo mais um premio literário a escritora e historiadora Ana Medina, autora do primoroso livro A Ponte do Imperador. Mas o premio que lhe será concedido será por outro livro, Mário Cabral Vida e Obra. A União Brasileira dos Escritores criou os prêmios para exaltar o trabalho de escritores brasileiros, e os livros de Ana e Marcelo foram escolhidos entre muitos outros autores de diversos estados.
Ana Medina vai receber o Premio Hermes Fontes o que parece ser uma emblemática coincidência, porque Hermes é seu conterrâneo, os dois nascidos em Boquim, e Ana também escreveu uma biografia do chamado poeta da fonte da mata.
Marcelo Ribeiro vai receber o Prêmio Pixinguinha.
Vez por outra Sergipe faz jus ao um tanto presunçoso epíteto de Ninho das Águias. O presidente Gracho Cardoso para simbolizar essa qualidade sergipana de gestar águias, fez colocar estátuas estilizadas do falconídeo (seria falconídeo mesmo?) encimando em posição de alçar vôo, todas as obras que fez, e não foram poucas, de escolas a hospitais, de ginásios a cadeias públicas.  Tanto nas obras de Gracho há tanto tempo erigidas, como no nosso cenário intelectual, andam rareando as águias. Dai a importância de gente como Ana Medina e Marcelo Ribeiro, que nos recompõem uma coisa que se chama autoestima.
 PS - Sobre a nossa dúvida a respeito da família das águias, há uma  instigante frase em inglês simbolicamente igualando a todos na mesma ignorância que a Internet redime: If  God  doesn`t  answer  all your questions,  Google on it.

Nenhum comentário:

Postar um comentário