sábado, 18 de junho de 2011

BOAS NOTICIAS NA CULTURA


Nesta segunda-feira, dia 20, o magistrado que é também poeta, escritor,  teatrólogo, militante cultural,  Jose Anselmo de Oliveira, deverá ser  ungido pela imortalidade acadêmica. Candidato em chapa única  ele ocupará uma cadeira na Academia Sergipana de Letras vaga o ano passado com a morte do jornalista e escritor Benvindo Sales de   Campos.
 Dia 11 de Julho próximo o jornalista e poeta Antonio  do Amaral Cavalcante estará, finalmente tomando posse, depois de há quase dois anos  lhe terem aberto o caminho da imortalidade.  O discurso de posse que já aprontou, será, por certo, uma peça lítero-petica a constar com destaque nos anais da Academia, onde grandes intelectuais sergipanos deixaram as marcas do pensamento e da cultura.
Dessa forma a Academia mais se qualifica e democratiza,  coisas essenciais a uma instituição cultural.
Há outras boas notícias a festejar na área cultural.  Assinalando o centenário de nascimento do engenheiro professor e historiador Fernando Figueiredo Porto, a Prefeitura de Aracaju,  a Academia Sergipana de Letras e o Instituto Histórico promoveram a reedição de um livro sobre nomes antigos de logradouros  da capital sergipana, descritos, além de tudo, com o conhecimento também do urbanista, que sempre foi Fernando Porto.
A advogada e professora Patrícia Veronica Nunes Carvalho Sobral de Souza, técnica do Tribunal de Contas, lançou mais um livro, Corrupção e Improbidade. Patricia  se tem especializado nessa área  objeto das atenções de todos os órgãos controladores das finanças publicas, e vem revelando uma especial capacidade  para sintetizar conceitos e oferecer caminhos novos para a eficácia das ações dos tribunais de contas.
Depois do sucesso alcançado pelo seu romance de esteia, Os Tabaréus do Sítio Saracura,  Antonio Francisco de  Jesus ( Antonio Saracura) consolida a impressão de que surgiu um novo e bom contador de estórias e ficcionista sergipano, lançando agora o livro Meninos Que Não Queriam Ser  Padres.
 Antonio Saracura é de Itabaiana, terra também do  jurista e romancista  Vladimir Carvalho, cujos livros agora estão nas estantes das livrarias de todo o país.  E em Itabaiana, nesta segunda-feira, dia 20,  o escritor e poeta Carlos Mendonça estará lançando no campus da UFS o livro biográfico “Chico de Miguel a Historia de Um Líder. Há biografias que ajudam a compreender uma época.
Nada melhor para a cultura do que as iniciativas que partem da própria comunidade, que resultam dos esforços de batalhadores culturais que acreditam na própria capacidade de realização, e saem em busca do que querem,  sem esperar pelo adjutório do poder público.
 Foi assim que surgiu a Companhia de Teatro Stultifera  Navis, que agora, na Sala Sergipana de Espetáculos apresenta às sextas e sábados, sempre a partir das 21 horas o Cabaret dos Insensatos, direção de Lindemberg Monteiro.
Um repertório da nossa música circula  num bem apresentado álbum com CD e livreto.  Vozes e Toques  Sergipanos 2,  é o resultado da dedicação a incansáveis pesquisas e andanças
 do professor e historiador Jose Paulino da Silva,  do belgo-sergipano Damien Chemin. Ponto para Waldoilson Leite, presidente da FUNCAJU, que tornou possível a produção que valoriza a musicalidade sergipana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário